13.07.2016
31 de maio - Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco. Descubra os motivos pelos quais fumantes podem reduzir seu tempo de vida em até 10 anos!


Em 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, porém, o hábito ainda é muito comum e continua sendo responsável por muitas mortes em todo o mundo. Uma estimativa recente feita por uma equipe de cientistas acredita que dois em cada três fumantes morrerão por conta do hábito insalubre, diminuindo a estimativa de suas vidas em uma média de 10 anos.

O estudo envolveu mais de 200.000 pessoas e descobriu que os fumantes têm três vezes mais probabilidade de morte antecipada do que aqueles que nunca usaram tabaco. O resultado não causou surpresa aos cientistas, mas a alta proporção foi surpreendente. Em comparação com os não-fumantes, os que consomem cerca de 10 cigarros por dia apresentaram risco dobrado de morte, enquanto os que consomem cerca de 20 por dia aumentaram seu risco em cinco vezes.

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que cerca de metade dos fumantes que morriam eram vítimas de uma doença relacionada ao hábito, mas estudos mais recentes feitos na Grã-Bretanha e nos EUA elevaram ainda mais esse número, em até 67%.

Agora, essa última pesquisa, realizada na Austrália e publicada na revista BMC Medicine, é a primeira a realizar o mesmo teste com uma grande quantidade de envolvidos, aumentando a precisão da contagem. “Se você é um fumante, as chances de uma morte relacionada são grandes. A boa notícia é que se você parar, os benefícios são claros e duradouros”, disse a principal autora da pesquisa, professora Emily Banks, do Instituto Sax de Sydney e da Universidade Nacional Australiana.

Emily ainda acrescentou que, apesar de parecer óbvio, é sempre importante detalhar o quão perigoso pode ser este vício. "Sabíamos dos males do hábito mas agora temos uma evidência independente direta que confirma as conclusões perturbadoras que têm surgido a níveis internacionais”.

Os danos do cigarro

Segundo o Dr. Marcelo Prado Fortuna, cardiologista e coordenador de clínica médica do Hospital e Maternidade Madre Theodora, os riscos do cigarro são inúmeros. “O tabagismo causa inúmeros danos à nossa saúde como, doenças pulmonares (câncer, enfisema e aumento do risco de embolia pulmonar), acidente vascular cerebral, câncer de boca, de garganta, doenças periodontais, e também figura como um dos grandes vilões da saúde do nosso coração. O cigarro agride a parede das células que recobrem os vasos sanguíneos (endotélio), interferindo na produção de uma substância chamada oxido nítrico, que combate o acúmulo de gordura nas artérias”, relatou.

Além disso, segundo o especialista, o fumo altera o mecanismo de contração e relaxamento dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação do sangue, e também favorece a formação da placa de aterosclerose, a principal causa de infarto.

É possível largar o vício?

Segundo o cardiologista, a consciência de que o hábito insalubre, além de fazer mal a si mesmo, também pode prejudicar as pessoas à sua volta, pode ajudar. “Ter essa consciência é importante. Uma boa maneira de largar o vício é reduzir gradualmente o consumo do cigarro e estipular uma data definitiva para parar de fumar”, sugeriu o Dr. Marcelo Fortuna.

O especialista também recomenda a prática de atividades físicas e acompanhamento psicológico. “Muitas vezes o paciente vai precisar do auxílio de um psicólogo ou até mesmo fazer uso de medicações para combater o período de abstinência do tabagismo, sempre seguindo uma prescrição e acompanhamento de um médico capacitado”, concluiu o Dr. Marcelo.

Fonte: http://www.bbc.com/news/health-31600118

 


O Hospital e Maternidade Madre Theodora tem como compromisso, a satisfação absoluta no atendimento de seus clientes. Para isso prioriza a melhoria continua através dos objetivos estratégicos estabelecidos.

Rua José Geraldo Cerebino Christófaro, 175
Parque das Universidades
CEP:13087-567 - Campinas – SP
Fone (19) 3756-3000

EXPLORE ATALHOS REDES SOCIAIS
    Desenvolvimento: Moblues - Agência Mobile
    Copyrigth 2017 © Todos os Direitos Reservados - Hospital e Maternidade Madre Theodora Ltda. contato@hmmt.com.br